Dicas Para Dormir Bem

Dormir é um dos processos mais importantes para nós e nossa saúde, durante o sono acontecem diversos processos metabólicos no organismo, como a concretização da memória, reparação de tecidos, regulação de temperatura corporal, produção de hormônios, entre outros. O ideal para adultos é dormir de 7 a 9 horas dessa maneira evita-se: obesidade, ansiedade, estresse, perda de massa muscular, déficit de atenção, entre outras.

Apesar desses benefícios, muitas pessoas sofrem de insônia, dificuldades de dormir, deixando-as cansadas durante o dia, e fazendo mal ao organismo que acaba não funcionando direito.

Gostaria de deixar algumas dicas para te ajudar a dormir e ter um sono melhor, aumentando sua qualidade de vida.

Uma dica que eu achei importante é regular seu horário, vá dormir no mesmo horário e tente acordar no mesmo horário, evite ir para a cama quando você não está com sono. Seu organismo acostuma com aquilo que você faz regularmente. Tente dormir um tanto que seu corpo acorde disposto.

Faça exercícios físicos, é uma prática importante para o corpo e para você que acaba ficando cansado e tende a ir deitar e dormir. Só evite malhar antes de ir dormir, o ideal é que tenha um intervalo de 3 horas entre a prática de exercícios e a hora de ir dormir.

Evite ouvir músicas agitadas ou assistir tv antes de dormir, mantém seu cérebro alerta, leia livros ou revistas. O ideal é que fique longe do celular também…

Faça algo que te dê paz e tranquilidade antes de dormir, escute músicas que simulem um som de natureza, tome um banho quente, relaxa, é importante.

O ambiente escuro ajuda muito a dormir, desligue carregadores com luzes, modems, celular, televisão ou durma em algum ambiente que não tenha luz. De acordo com a cromoterapia, um abajur com luz alaranjado ou objetos azuis no quarto ajudam a acalmar e a dormir.

Evite dormir mais do que 10 ou 30 minutos durante o dia, sonos prolongados que não sejam a noite faz com que você perca o sono a noite e desregula seu horário.

Produtos a base de cafeína evite consumi-los antes após as 17h, se você gosta de tomar algo antes de dormir ou durante a refeição (apesar de não ser indicado rs), beba líquidos que favorecem o sono ou que pelo menos não atrapalhe como leite morno ou vinho.

Ter um colchão que seja bom para você assim como usar roupas confortáveis, temperatura adequada, todos os fatores do quarto precisam estar confortáveis para que você possa dormir de maneira tranquila, sem incômodos, dormir sem roupa traz diversos benefícios.

Evite refeições pesadas a noite, o estômago pesado faz com que você tenha dificuldade em dormir a noite. Alguns alimentos ajudam a ter um sono melhor.

Essas são algumas dicas interessantes que ajudam a dormir, caso não te ajude de maneira alguma, procure um profissional para analisar seu caso.

Espero que tenha gostado, até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *